julho 05, 2011

Chaves Electrónicas

 

04jpkey-articleLarge

É uma daquelas coisas que, por mais tecnologia que tenhamos, continua a permanecer nos nossos bolsos (e muitas das vezes, a incomodar também) - e refiro-me obviamente: às chaves.


KEYS-articleInlineAs chaves, utensílios que permanecem quase inalterados desde a idade média, embora se tenham tornado mais seguras e complexas. No entanto, continuam a ser uma ferramenta arcaica no mundo digital em que vivemos.
Se nos automóveis a indústria há muito que começou a dar uso à tecnologia para nos facilitar a vida - na maioria dos carros podemos abrir as portas à distância clicando num botão, ou nalguns casos simplesmente por nos aproximarmos do carro sem que seja necessário tirar a chave do bolso ou colocá-la na ignição para o pôr em marcha - nas nossas casas as coisas ainda têm muito por onde evoluir.


É certo que ainda existe o preconceito de que uma fechadura mecânica é mais segura que uma fechadura electrónica. Mas, basta assistir a um workshop de "lockpicking" para rapidamente nos apercebermos que a realidade é bem mais assustadora: nenhuma fechadura é verdadeiramente segura!
Portanto, se confiamos os nossos carros a uma chave electrónica e o nosso dinheiro a um cartão MB magnético com um pin de 4 algarismos... porque insistimos que as nossas casas continuem equipadas com portas que são entraves à nossa entrada e saída. Não me digam que não prefeririam que a vossa casa vos abrisse a porta automaticamente assim que se aproximassem, evitando o habitual procurar de chaves - que pode assumir contornos de aventuras contorcionistas quando vimos carregados com compras.
Ou então, que tal a possibilidade de abrirem a porta remotamente se pedissem a um amigo que vos fosse deixar algo em casa enquanto vocês estão de férias a centenas de quilometros de distância - ou simplesmente no trabalho? E no caso de quem tem empregadas, a possibilidade de lhes dar um código que apenas funciona nos horários que determinarmos?
Sem dúvida que há muito a ganhar com este tipo de tecnologia, que finalmente parece começa a convencer cada vez mais pessoas a adoptar fechaduras electrónicas para suas casas.
Acompanhado com um sistema de vigilância que nos alerte sempre que haja movimento à porta, sem dúvida que me parece uma excelente opção e que deveria começar a ser proposto pelos fabricantes de portas de segurança.

Fonte: artigo retirado na integra do blog “A Minha Alegre Casinha

Sem comentários: