dezembro 26, 2006

Uma visita à casa da musica, de Rem Koolhaas

"Há alguns edifícios que oferecem uma continuidade, mas este tem esta espécie de elementos autónomos e abruptos, que se ligam através de um espaço fluido. Assim, vejo-o como uma espécie de ensaio acerca de autonomia e fluidez, separação e ligação. Para mim, é importante que os elementos fixos estejam rodeados por uma experiência muito mais fluida."
Rem Koolhaas
in Publico





A Casa da Música é um edifício concebido pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas. A sua construção enquadrou-se nas actividades da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

A Casa da Música, possui duas salas de espectáculos, o Pequeno e o Grande Auditório, com 300 e 1238 lugares, respectivamente. O edifício, com a forma muitas vezes comparada a um diamante, está dividido em 9 andares, e possui grandes áreas envidraçadas. É considerado por muitos o maior ícone da arquitectura moderna em Portugal, tendo já recebido um grande destaque por diversas entidades internacionais.

A 15 de Abril de 2005, a Casa da Música foi oficialmente inaugurada, pelo na altura Presidente da República, Jorge Sampaio.



Sem comentários: