novembro 14, 2006

Prémio ibérico distingue obras de arquitectos portugueses

As estações do Metro do Porto e a Biblioteca e Centro de Artes de Sines foram as obras vencedoras do Grande Prémio Enor 2006 atribuído segunda-feira em Vigo aos arquitectos Souto Moura e Aires Mateus.



O prémio, no valor de 10 mil euros, distinguiu os projectos «Biblioteca e Centro de Artes, em Sines», dos arquitectos Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus (imagens em cima), e «Metro do Porto», da autoria de Eduardo Souto Moura (imagens em baixo).

A este prémio tinham concorrido 50 arquitectos portugueses, num total de 130 a nível ibérico, indica uma nota à imprensa.

Os prémios Enor são compostos por quatro categorias - Portugal, Leão-Castela, Madrid e Galiza - e por um Grande Prémio que elege o trabalho do melhor arquitecto entre as quatro distinções.

O arquitecto português Gonçalo Sousa Byrne integrou o júri desta segunda edição dos prémios Enor, com o nome de um grupo especializado em elevadores, criado em Vigo há cerca de 50 anos.

Este prémio procura distinguir as melhores obras de qualquer tipo, realizadas no âmbito da arquitectura na Península Ibérica: em Espanha nas comunidades da Galiza, Castela-Leão e Madrid e em Portugal no conjunto do território.

Sem comentários: